Em 1984, reuniões para o culto do Evangelho no lar abrem caminho para a iniciativa de fundar a primeira casa espírita de Cotia. O Lar que então servia de abrigo também para reuniões mediúnicas já não era suficiente para dar lugar às atividades em expansão.
Em 24 de janeiro de 1984 ocorre a reunião de fundação da Sociedade Espírita de Cotia, cujo estatuto foi inspirado nos moldes da Federação Espírita do Estado de São Paulo. Participaram desse acontecimento 23 pessoas e, algumas delas, continuam conosco até hoje.
A Sociedade recebe seu registro de pessoa jurídica em 21 de setembro do mesmo ano. Funcionou de 1984 a 1986 em sobreloja do antigo número 10 da R. 10 de Janeiro.
No início da década de 90, com apoio da Municipalidade e alguns dos fundadores, a Sociedade Espírita de Cotia recebe um terreno situado à Rua da Prata, 224, sua sede atual.
As primeiras reuniões foram realizadas de maneira modesta, em chão de terra batida.
O resultado financeiro de sucessivos eventos beneficentes dava forma material a Casa, já erigida no Plano Espiritual.
Novos colaboradores chegavam, garantindo o desenvolvimento das atividades e, em 1993 já contávamos com mais de 50 membros efetivos.
Os cursos, ministrados de acordo com a Federação Espírita do Estado de São Paulo, garantiam a base doutrinária tanto aos recém-chegados de assistências espirituais bem-sucedidas, como companheiros procedentes de outras Casas.
Em 02 de julho de 1988 é fundada a Assistência Social da Sociedade Espírita de Cotia, com um quadro de associados e um estatuto independente, mas complementares ao da Sociedade Espírita de Cotia. A partir de 1996, em conjunto com a FEESP, auxilia de forma regional o movimento espírita, congregando outras casas próximas, por meio de eventos e atividade doutrinaria.
Vivendo um novo milênio, a Associação Espírita de Cotia segue o caminho rumo a novos tempos, como instituição reconhecida pela prestação organizada da caridade em todos os níveis à comunidade que pertence.