A criança segundo a doutrina espírita

O espírito que anima o corpo de uma criança pode ser até mais desenvolvido do que o de um adulto. São apenas órgãos imperfeitos que impedem de se manifestar com plenitude: atua de acordo com o instrumento que dispõe.

Trata-se de uma criança, é claro que os órgãos da inteligência, não estando nela inteiramente desenvolvidos, não lhe podem proporcionar a intuição própria de um adulto, por isso, na infância do novo corpo o espírito fica com a inteligência bastante limitada, até que o tempo lhe amadureça a razão.

Encarnando-se com o fim de se aperfeiçoar, o espírito é mais acessível, durante esse tempo, as impressões que recebe e que podem ajudar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados da sua educação.

(*) Livro dos Espíritos – Questões 379, 380, 383 e comentários)

A importância da Evangelização Infantil

“A Evangelização Espírita é de fundamental importância no processo de formação da criança, pois os vícios de caráter ainda se encontram adormecidos, constrangidos pelo envoltório infantil”.

(*) FRANCO, DIVALDO PEREIRA. Sementeira da Fraternidade. Ditado por diversos Espíritos. 3 ed. Salvador: Livraria Espírita Alvorada, 1.979. Pág. 127.

 

Com relação à importância da aplicação do Espiritismo na educação das crianças, Léon Denis registrou as seguintes orientações no Capítulo LIV: A Educação do livro Depois da Morte:

"É pela educação que as gerações se transformam e se aperfeiçoam. Para uma sociedade nova é necessário homens novos. Por isso, a educação, desde a infância, é de importância capital." ( ... ) "Não basta ensinar à criança os elementos da Ciência. Aprender a governar-se, a conduzir-se como ser consciente e racional, é tão necessário como saber ler, escrever e contar: é entrar na vida armado não só para a luta material, mas, principalmente, para a luta moral". ( ... ) "Para despertar na criança as primeiras aspirações ao bem, para corrigir um caráter difícil, é preciso às vezes a perseverança, a firmeza, uma ternura de que somente o coração de um pai ou de uma mãe pode ser suscetível. Se os pais não conseguem corrigir os filhos, como é que poderia fazê-lo o mestre que tem um grande número de discípulos a dirigir? Essa tarefa, entretanto, não é tão difícil quanto se pensa, pois não exige uma ciência profunda. Pequenos e grandes podem, preenchê-la, desde que se compenetrem do alvo elevado e das consequências da educação. Sobretudo, é preciso nos lembrarmos de que esses Espíritos vêm coabitar conosco para que os ajudemos a vencer os seus defeitos e os preparar para os deveres da vida". ( ... ) "Todas as chagas morais são provenientes da má educação. Reformá-la, colocá-la sobre novas bases traria à Humanidade consequências inestimáveis. Instruamos a juventude, esclareçamos sua inteligência, mas, antes de tudo, falemos ao seu coração, ensinemos-lhe a despojar-se das suas imperfeições. Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste em, nos tornarmos melhores".

Departamento da Infância


1. Fundamentação

“Qual é, para o Espírito, a utilidade de passar pelo estado de infância?”

“Encarnando com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo.”

ALLAN KARDEC (O Livro dos Espíritos, questão 383).

2. Conceito

A Educação Espírita Infantil é uma atividade de estudo e vivência da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus de forma sistemática, metódica, atendendo e esclarecendo crianças na faixa etária de 1 a 16 anos.

“O ensinamento espírita e a moral evangélica são os elementos com os quais trabalhamos em nossas aulas. Esses conhecimentos são levados aos alunos por meio de situações práticas da vida, pois a metodologia empregada pretende que o aluno reflita e tire conclusões próprias dos temas estudados, pois só assim se efetiva a aprendizagem real”.

“O que é Evangelização? Fundamentos da Evangelização Espírita da Infância e da Juventude, FEB,1987, p. 38.”

3. Objetivos

  • Promover o conhecimento dos ensinos morais do Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita para crianças.
  • Promover a integração do educando: consigo mesmo, com o próximo e com Deus.
  • Proporcionar ao educando o estudo da lei natural que rege o Universo, da “natureza, origem e destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corporal”.
  • “Oferecer ao educando a oportunidade de perceber-se como homem integral, crítico, consciente, participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente de transformação de seu meio, rumo a toda perfeição de que é suscetível”.

“Currículo para Escolas de Evangelização Espírita Infanto-juvenil, Cecília Rocha e equipe. Rio de Janeiro: Ed. FEB, 1998, p. 13.”

4. Funcionamento

Na Educação Espírita Infantil são atendidas crianças com idade a partir de 1 ano até 16 anos, distribuídas em turmas organizadas por faixa etária, em salas próprias e orientadas por, pelo menos, dois educadores.

Funcionamento do Departamento da Infância

  • Período Letivo:
    • Plano de Aulas: o plano de aulas doutrinárias engloba os períodos de fevereiro a junho e de agosto a dezembro.
    • Recesso: as duas primeiras semanas dos meses de janeiro e julho são considerados como recesso.
  • Turmas:
    • Maternal – 1 a 3 anos;
    • Jardim – 4 a 6 anos;
    • Intermediário – 7 a 9 anos;
    • Pré-Mocidade – 10 a 12 anos;
    • Mocidade (Manhã) – 13 a 16 anos.

Observação: As mudanças de turma não necessitam ocorrer necessariamente quando a criança mudar de faixa etária. Devemos respeitar a maturidade e a vontade de cada criança.

  • Conteúdo Programático

O plano de aulas é montado com base na Doutrina Espírita e o Evangelho de Jesus, tendo como critério o Currículo para Escolas de Evangelização Espírita Infanto-juvenil, Cecília Rocha e equipe. Rio de Janeiro: Ed. FEB, 1998; Planejamento de Temas, sugerido no livro “Comece pelo Comecinho” de Martha Rios Guimarães, São Paulo: Ed. Clarim, 2011; Evangelho Segundo o Espiritismo e o Livro dos Espíritos de Allan Kardec.

  • Cadastro de educandos, através do Formulário para Cadastro do Educando, entregue aos pais e após preenchimento, arquivado em pasta específica no departamento.

Dias e Horários

  • Todos os sábados das 9h00min às 11h30min
    • Aulas: das 10h00 às 11h00min

5. Desenvolvimento das Atividades

As atividades da Educação Espírita Infantil são realizadas da seguinte maneira:

  • INÍCIO DOS TRABALHOS (Educadores): 9h00min; estudo doutrinário e preparação do ambiente
  • INÍCIO COM PASSE COLETIVO PAIS E CRIANÇAS: 10h00min
    • Oração com os educandos e pais e/ou responsáveis incluindo a prece orientada pelo palestrante do dia;
  • INÍCIO DAS AULAS: 10h05min
    • Os monitores chamam os educandos por faixa etária, encaminhando às educadoras, que os aguardam no salão;
    • Acompanhamento dos educandos pelas educadoras às suas salas de aula correspondentes;
  • PALESTRA PARA OS PAIS: 10h05min às 11h00min
    • Palestrante dá início com apresentação do Tema e conversa com os pais e/ou responsáveis;
  • ENCERRAMENTO DAS AULAS: 11h00min

Acompanhamento dos educandos para os pais e/ou responsáveis, com apoio dos monitores.

Formulário para Cadastro do Educando